Animal Sombra - Shadow Animal

No último post eu dei uma breve descrição de quatro tipos de animais de poder principais: o permanente, ou o totem animal, o mensageiro, o temporário e o que será descrito hoje: o animal sombra.

O que é a energia de um Animal Sombra?

São animais que nos desafiam de certo modo. Nós temos medo deles ou simplesmente não gostamos. É um sentimento irracional de repulsão ou desgosto. São animais que às vezes matamos, ou evitamos; aqueles que ao aparecerem na televisão nós simplesmente mudamos de canal ou desligamos, e podem aparecer em nossos pesadelos ou até mesmo nos atacar. Nós temos medo desses animais porque eles possuem lições para nos ensinar das quais não queremos aprender. Tememos o que o animal tem para dizer sobre nós mesmos, e comumente nos forçam a enfrentar duras verdades sobre nosso caráter, personalidade e comportamento. Geralmente o que nós não gostamos no animal sombra reflete naquilo que nós não gostamos em nós mesmos, ou representa algo que nos aconteceu ou está acontecendo, que nos parece desgostoso e doloroso. Em casos extremos, desenvolvemos fobias desses animais, ou até mesmo pior, começamos a querer exterminá-los em massa caso tenhamos a oportunidade.

É chamado de “sombra” porque assim como os aspectos da nossa vida que não gostamos, é também comumente marginalizado e ignorado. Até mesmo pessoas com uma vida espiritual possuem dificuldade em confrontar e trabalhar com seu animal sombra. É possível ter mais de um animal sombra, e também é possível que eles mudem durante a vida; praticamente todos possuem um animal sombra, e em alguns casos é mais fácil saber alguns animais que temos problemas mais do que outros, pois são animais que confrontamos regularmente como aranhas ou moscas. Às vezes pode ser mais difícil, como um animal que é facilmente evitado porque só se encontra em algum lugar específico, no zoológico ou nos livros.

Animais Sombra mais comuns:

- Formiga
- Pulga
- Abelha
- Vespa
- Mosquito
- Mosca
- Carrapato
- Aranha
- Cobra
- Cavalo
- Corvo (Corvus corax/ Corvus brachyrynchos)
- Lobo
- Hiena
- Cuco

Existem vários outros! Você pode pensar sobre medos e desgostos do passado e assimilar com animal sombra também.

Faça a si mesmo uma pergunta: se você tem medo de aranhas, você precisa ser bem específico. Você teme TODAS as aranhas? Ou apenas as venenosas? Ou as rápidas? Ou as tarantulas enormes? Você teme todas as vespas? Até mesmo aquelas que você nunca viu? Por que? E os cucos, você odeia eles porque eles empurram ovos pra fora do ninho? Ou porque acha eles feios?

Faça perguntas relevantes a si mesmo, o motive de você temer ou não gostar do animal. Comece com perguntas simples. Escreva as respostas dessas perguntas e então você pode começar a diminuir a natureza do seu medo:

Que tipo de ‘animal’ é?
Como ele se parece?
Como ele age?
Como ele se move?
Ele pode me machucar?
Eu tenho medo ou odeio ele tanto quanto outros animais que podem me machucar ou da mesma maneira?


Medicina Poderosa

Não é preciso nem dizer: um dos exercícios mais poderosos que podemos fazer é confrontar nossos aspectos sombrios e trabalhar com eles consciente e inconscientemente para criar uma relação de trabalho. Isso é um processo espiritual, comumente iniciado através de meditação e visualização do próprio animal, e pode nos forçar a acender uma vela diante das nossas próprias sombras das quais negamos, ou suprimimos, ou ignoramos.

Energias da sombra possuem medicina ponderosa, se imaginarmos que estamos sempre tentando nos melhorar e chegar perto da plenitude e do espírito, e o animal sombra pode no mostrar caminhos diferentes pra isso. Energias de sombra não são gentis, não mimam a gente, e algumas vezes trabalhar com essas energias pode envolver lágrimas, terror e até mesmo dor se o animal já nos atacou no passado. Mas elas nos mostram caminhos bem diretos para o espírito e lar para verdades que uma vez confrontadas comumente mostram que o animal em si não é metade assustador do que pensávamos!

Por exemplo, animais venenosos frequentemente nos forçam a confrontar que nós também somos capazes de ações brutais e venenosas para conseguirmos o que queremos. Não há sentido em negar isso, e aranhas e cobras (e outros animais venenosos) nos dizem que devemos não somente confrontar essa verdade, mas como também abraça-la, e eventualmente aprender como amar e compreende-la. Através desse amor e compreensão nós alcançamos um novo respeito por nós mesmos e pelo animal através de trabalho espiritual.

Algumas vezes energias de sombra até se tornarão seu guia primário, ou um dos seus guias mais significantes. Se você estiver aberto e for honesto com o animal e consigo mesmo, você pode até desenvolver um aliado poderoso que pode te ajudar em outros mundos, rituais e trabalhos com feitiços. Você também se tornará capaz de ajudar outros a enfrentar seus próprios medos e desgostos do mesmo animal, porque você frequentemente saberá o que você teve que passar até chegar a um estado de compreensão.

Leve o tempo que precisar

Algumas pessoas gostam de resultados rápidos em sua espiritualidade, a ideia de uma jornada prolongada e extensa de trabalho duro com pequenos resultados pode ser frustrante no mínimo, por assim dizer. Mas com animais sombra é importante entender que reconciliar com sua sombra, ou até mesmo aspectos dessa sombra, com sua própria consciência, pode ser um processo difícil e contínuo.

Claro que o processo também pode ser muito rápido! Você pode ter um insight de realização e percepção e do nada pensar: “Sim! Eu realmente odeio isso em mim, e tenho medo disso, e vou fazer *isso* para consertar, por que eu nunca pensei nisso antes?”. Mas na maioria das vezes o processo é lento, contínuo, mas que no final é totalmente gratificante e que vale a pena.

Não force o processo, às vezes você não estará pronto de jeito nenhum, e você vai saber que está pronto quando acontecer. Seja paciente consigo mesmo. Respeite a si mesmo e tenha compreensão de si e da sua jornada espiritual conforme você aprende a respeitar e entender suas energias e seu animal sombra.



Texto traduzido do site: http://www.wildspeak.com/other/shadowanimals.html

0 comentários:

Postar um comentário