Druidismo? O que é isso?!

Muitas pessoas chegam até a minha pessoa e perguntam: mas o que é o druidismo? Quem eram os druidas? Hoje ainda existem druidas? Como vivem os druidas? Então, diante de tantas dúvidas, resolvi fazer esse texto explicando melhor tudo isso.

O que é druidismo?

O druidismo é um nome dado a um caminho espiritual, nascido do povo celta, que cultua e respeita os espíritos da natureza, os deuses e seus ancestrais. Mas devemos ressaltar aqui, que existem variações do druidismo. Ele nasceu no povo celta, os deuses cultuados são os deuses celtas, as tradições são as tradições do povo celta, e por aí vai. O que temos hoje é o que chamamos de neodruidismo, um druidismo renascido e resgatado, que mantém suas raízes nos antigos costumes. Quanto ao culto aos deuses, não existe somente druidas que cultuam vários deuses: existem aqueles que não creem em nenhuma divindade, apenas na espiritualidade da natureza, e também aqueles que acreditam em um deus único. Entretanto, a raiz do druidismo traz o culto a vários deuses. 

O druidismo é muito parecido com o xamanismo, pois ele também é animista, ou seja, acredita que tudo neste mundo possua uma alma. Também é totemista, ou seja, acredita que existam espíritos na forma de animais para nos auxiliar. Também acreditam no contato com os ancestrais, e nas inúmeras lições que podemos aprender com todos esses meios. Mas se o druidismo tem tudo isso em comum com o xamanismo, qual é a diferença entre eles? Por que não é melhor simplesmente seguir o xamanismo? A diferença entre essas duas crenças está nas raízes, pois o druidismo carrega não apenas esses pilares, como também as tradições e ensinamentos do povo celta. Tanto que quem segue o druidismo nos dias atuais, tem uma grande conexão com a cultura dos celtas, seus costumes, comemorações e tradições. Para quem tem familiaridade com os festejos da Roda do Ano – Yule, Samhain, Imbolc, etc – saibam que esses feriados derivaram dos celtas. 

Quem eram os druidas? 

Os druidas eram uma espécie de classe dentro da sociedade celta que lidava com a espiritualidade e religião de seu povo. Eles exerciam vários papéis importantes como de juiz, médico, conselheiro, mago, e outras funções. Isso os tornava parte indispensável da sociedade. Eram pessoas com um grande conhecimento, responsáveis por guardar as tradições e as passar adiante, de geração pra geração, e por possuírem tanto conhecimento também eram considerados cientistas, filósofos, teólogos e intelectuais. 

O povo celta viveu na Europa, espalhando-se para o Oeste a partir do segundo milênio antes de Cristo. Não possuíam um líder único, eram organizados em vários povos ou tribos, onde tais tribos possuía seu próprio chefe. Muitas tribos se diferenciavam em vários aspectos, por exemplo, o mesmo deus de uma tribo tinha aspecto e nome diferente em outra. Suas tradições eram passadas oralmente, um dos motivos para termos tão pouco material sobre esse povo atualmente. Outro motivo que contribuiu muito para isso foi a destruição da cultura celta pelo povo romano, quando foram invadindo e tomando as terras da Europa lá pelo séc I antes de Cristo. 

Os druidas eram responsáveis por cerimônias religiosas e pelos rituais em suas tribos, também sendo responsáveis por qualquer julgamento que houvesse. Por isso eram considerados os conselheiros e filósofos da tribo, além de praticarem a arte da cura. A palavra “druida” tem sua origem etimológica do vocabulário dru-wid-s, junção de deru (carvalho) e wid (raiz indo-europeia que significa saber). Ou seja, druida seria aquele que tem a sabedoria do carvalho. Mas por que carvalho? O carvalho é uma árvore sagrada para os druidas, pois é a árvore mais velha da floresta, a que vive por mais tempo, e por isso ela carrega consigo grande conhecimento e sabedoria. 

Infelizmente, muito do conhecimento dos druidas foi destruído durante as guerras com os romanos, então muito pouco se sabe sobre eles, e sua origem ainda é um mistério. Mas sabemos que pertenciam aos povos celtas, estes que eram politeístas, portanto o druidismo em sua essência é politeísta. Por mais que haja druidas que mantenham outras crenças, não devemos nos enganar em pensar que o druidismo é monoteísta ou está associado a alguma religião de cunho monoteísta. O que acontece é que muito da cultura celta foi associado a outras religiões, e temos vários aspectos pagãos, que eu vou tratar em outro post. O Natal cristão, por exemplo, é puramente celta (só para deixar vocês com um gostinho :p). 

Quer saber mais sobre o druidismo? 
Assine o blog e não perca nenhum post! 

Bênção dos deuses sobre você e a sua casa.

0 comentários:

Postar um comentário