Classificação de Ofícios no Druidismo


Quando você ouve a palavra druidismo, você tende a pensar que quem pratica a religião é um druida. Essa afirmação está parcialmente correta. Existem druidas no druidismo, mas não são todas as pessoas que podem se afirmar druidas dentro da religião. Na verdade, o ofício de druida é um dos mais complexos no druidismo.

Mas se não são druidas, o que são?

Dentro do druidismo, existem três ofícios – o número três é um número sagrado na religião – os bardos, ovates e druidas. Além desses três, existe o nome dado à pessoa que estuda os princípios druídicos, mas ainda não assumiu nenhum ofício ou não pretende assumir: essas pessoas podem ser chamadas de druidistas. Na sociedade celta esses ofícios não eram tratados como uma hierarquia, entretanto eram aprendidos nessa ordem descrita, ou seja, primeiro bardo, depois ovate e por último druida. Hoje em dia, em muitas ordens druídicas, o praticante tem a opção de se iniciar nos três ofícios, ou ir até um caminho e ficar por ali mesmo. Exemplo: você pode se iniciar como bardo e realizar esse ofício na comunidade apenas, mas se você deseja se iniciar como druida, terá de passar antes pelas iniciações de bardo e ovate primeiro.

O que são os bardos?

Nos tempos antigos, os bardos eram os guardiões da tradição, da memória de sua tribo – eles mantinham a sacralidade da Palavra. Embora eles representassem o primeiro nível de aprendizado de um druida, nós não devemos cometer o erro de pensar que um bardo era de algum modo inferior ao resto. Antigamente o bardo era um poeta e contador de histórias que era treinado em um colégio de bardos. Atualmente, um bardo é aquele que enxerga a criatividade como uma habilidade espiritual natural e que escolhe nutrir essa habilidade parcial ou inteiramente no druidismo. A arte é a palavra-chave: músicas, danças, poemas, textos, imagens, até mesmo fotografia podem ser instrumentos de um bardo.


O que são os ovates?

Creio eu que dos três ofícios este é o menos conhecido na nossa cultura brasileira. Conhecemos os bardos e druidas de classes de jogos de RPG – embora não tenham muito a ver com os bardos e druidas do mundo real – mas não temos ideia do que possa ser um ovate. São apenas mencionados em séries, livros e filmes que já possuem uma conexão com o mundo celta – por exemplo, em As Aventuras de Merlin, um “vate” aparece para dar uma visão para o mago de que Arthur estaria sendo encaminhado para uma armadilha.

A palavra vate tem a mesma origem do verbo “vaticinar” em português, que significa prever, anunciar, predizer. Nos tempos antigos, um ovate era um profeta, vidente, curandeiro e adivinho. Atualmente, um ovate é aquele que estuda ou pratica herbalismo, cura e adivinhação dentro do contexto druídico, ou que entrou no nível de treinamento ovate dentro de uma ordem druida. Ovates podem se utilizar de vários métodos de adivinhação: oráculo, runas, tarot. É comum que um ovate seja praticante do xamanismo e de outras artes que tenham por fim a cura e a divinação. Em geral se levam de dois a três anos para concluir o treinamento de ovate.


O que são os druidas?

Como já escrevi neste blog, a palavra druida quer dizer “aquele que tem a sabedoria do carvalho”. Nos tempos antigos o druida era um filósofo, professor, conselheiro e magista. Atualmente é aquele que chegou no último nível de treinamento, o de treinamento druida, e mesmo hoje em dia ainda se levam bons anos para ser treinado como druida em várias ordens. Isso porque um druida precisa ser uma pessoa sábia, que carrega conhecimento e experiência, afinal são eles que conduzem os rituais, aconselham e ensinam as pessoas de sua tribo. Nos povos antigos celtas, os druidas eram considerados médicos, juízes, conselheiros e muitas vezes a palavra de um druida tinha mais peso do que um rei ou rainha, por exemplo. Eram pessoas muito prestigiadas por sua sabedoria e trabalho na tribo. Então, hoje não pode ser muito diferente, um druida atual tem como responsabilidade cuidar de sua tribo com todo o conhecimento que acumulou ao longo dos anos e agir como um diplomata. Druidas em geral são sacerdotes poderosos e você faz bem de respeitá-los caso encontre com um.

Conclusão

Dentro da tribo, três ofícios são realizados pelos seguidores do druidismo: o ofício de bardo, de ovate e de druida. Devemos tratar com respeito cada ofício e não assumir que um seja superior ao outro, pois o druidismo se trata de servir e não de ser servido. Cada papel é de extrema importância na tribo e contribui para um propósito maior. Usamos nossos conhecimentos para crescermos e nos curarmos pessoalmente, mas também para ajudarmos as pessoas ao nosso redor a crescerem e serem curadas também, para que então possamos curar o mundo.


Bênção dos Deuses.

Agradeço aos sites Druidismo.com e Druidry.org pela inspiração.

0 comentários:

Postar um comentário