COISAS DA MENTE I - Bruxaria Preguiçosa, Vontade e Saúde Mental

Hoje vamos falar sobre um comportamento muito comum entre os praticantes e estudiosos das artes: a preguiça.


“A preguiça pode ser interpretada como aversão ao trabalho, bem como negligência, morosidade e lentidão. É um termo oriundo do latim pigritia, "aversão ao trabalho". O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços. A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas e fisiológicas.”

Vivemos em um país conhecido pelos seus modos de sair de problemas das formas mais inusitadas, criar maneiras de fazer as coisas evitando o máximo de esforço possível. Você provavelmente já ouviu falar no termo “jeitinho brasileiro”. Somos um povo reconhecido pela falta de disciplina, modos, respeito. É só ver o desenho da Disney, Zé Carioca, representação do personagem brasileiro que vive na malandragem fumando seu charuto e passando a perna nos outros. Ainda que esse panorama não represente toda a população, muitos acabam “pagando o pato” quando vão para o exterior. Fato é, nós estamos acostumados a ser assim.

Esse texto está sendo aplicado ao conceito das artes, da bruxaria, da magia e da religião. Mas pode ser aplicado aos mais diversos temas de sua vida, visto que vamos trabalhar com um hábito que pode afetar tudo aquilo que você faz. Vamos lá:

A Arte da Bruxaria requer dedicação, estudo. É claro que você pode viver como lhe convém e estudar apenas aquilo que lhe convém ou que vai lhe beneficiar, afinal não existem regras definidas para isso, cada um segue um caminho. Entretanto, seu resultado vai depender da quantidade de esforço que você coloca sobre aquilo que está fazendo.

A maneira como você se comporta e como lida com a Arte vai mostrar que tipo de bruxo você é. Paciência, disciplina, sede de conhecimento, sacrifício, cautela, autoconhecimento, sabedoria: são essas características que separam um bruxo excepcional de um bruxo medíocre. Se você se conforma em ser uma pessoa mediana, a escolha é sua, entretanto estamos aqui para sair do padrão. O nível de vontade do ser humano se manifesta desde sua infância; é aquela criança que faz o esforço necessário apenas para passar de ano, que é média em todos os aspectos, não existe um assunto sequer que ela se mostre interessada ou que tenha um desempenho melhor. Não vamos entrar em méritos de educação aqui, apenas estou usando como exemplo. Por mais que influência e apoio sejam fatores que influenciem no sucesso de alguém, se esta pessoa não tem vontade de crescer, não há financiamento no mundo que a faça mudar.

Nossa vida é preciosa demais, ainda para aqueles que acreditam em reencarnação. Cada vida tem um propósito, um destino, uma missão a cumprir. Ficar no mundo vagando sem nenhum desejo de melhora é quase uma ofensa ao Divino. Lembre-se, viver é diferente de sobreviver. Feche seus olhos, tente fazer uma viagem no tempo; vamos ao Egito Antigo. Você pode ver o brilho do Sol refletindo na areia quente, e ao longe, as poderosas pirâmides, paisagens que chegam a tirar o fôlego. Tente imaginar quanto tempo elas demoraram para ser construídas. Cada bloco pesando mais de duas toneladas, todos eles sendo empilhados um por um, sem nenhum auxílio de toda a tecnologia que temos hoje. E são construções que perduram até os dias atuais, mesmo com todo o histórico de guerras, invasões, força do tempo e do clima. Imagine o tamanho da vontade que o povo egípcio teve ao construir esses monumentos. E você aí, achando que vai morrer porque tem que acordar cedo e ir trabalhar.

Tornamo-nos muito acomodados, não apenas em termos físicos, mas também mentais. Estudamos porque precisamos passar e não porque desejamos conhecimento e queremos nos aprimorar. Na bruxaria não existe espaço para quem se comporta desse jeito. A bruxaria é uma arte, e deve ser tratada da devida maneira.

Paciência: é necessário ser uma pessoa paciente. Você não vai se tornar um expert no assunto da noite pro dia, em uma semana, um mês. Muitas vertentes da magia exigem anos de estudo para que a pessoa possa ser ao menos reconhecida como entendedora do assunto. Lembre-se: quanto mais tempo investido, melhor o resultado. A paciência também é crucial quando se trata da prática da Arte. Um tolo vai se deixar levar pela ansiedade e praticar um ritual que acabou de ver em um livro ou na internet; um sábio vai ter paciência e estudar bem o ritual, consultar os deuses ou algum superior antes de realizá-lo.

Vai fazer aquele ritual que você acabou de achar sem estudar antes,
pode confiar que vai dar bom... (ironia mode on)
Disciplina: se você se dispôs a estudar a Arte, você deve se dedicar a ela devidamente, estudando ao menos alguma coisa mesmo que pequena todos os dias. Crie planos de estudo, metas para atingir, misture assuntos que você considera “chatos” com assuntos que lhe interessam mais. Alguns assuntos considerados chatos podem guardar informações úteis. Tenha sempre em mente que o conhecimento é sua maior arma.

Liberte-se da preguiça: bruxo que é bruxo gosta de estudar e não tem preguiça de ficar horas lendo um texto ou assistindo a um documentário ou filme. Faça anotações, separe um caderno para anotar seu progresso, suas dúvidas e seus planos/metas. Você pode até mesmo criar um Livro das Sombras, que eu ensino como fazer aqui. Você não precisa gostar de tudo e estudar tudo, mas também não seja uma pessoa totalmente pretensiosa de querer estudar só coisas que vão te trazer benefícios. Equilíbrio sempre!

Mergulhe no abismo sem medo: ao estudar bruxaria, independente de vertente ou religião, faça-o de mente aberta. Abandone o medo e o preconceito e busque pontos de vista diferentes do que você está acostumado a ter. Isso é ótimo até para resolução de problemas; pensar fora da caixa, olhar sobre outro panorama, questionar, buscar. “Mas isso não pode me levar a lugares que não gostaria de ir?” A resposta é sim, quando se estuda algo com a mente muito aberta você pode acabar estudando coisas mais perigosas sem estar preparado. Para que isso não aconteça, faça contato com o Divino, chame a divindade em que você acredita e peça orientação na hora dos estudos. E obviamente, tenha bom senso. Não é porque você leu aqui que deve abandonar o medo e o preconceito que você vai pular diretamente para assuntos como magia negra, invocação de entidades e etc.

Evite bruxaria fast food: a bruxaria fast food é aquela feita para parecer prática e rápida. Como aquelas propagandas enganosas que vemos de “trago seu amor em três dias”. Feitiço de um parágrafo para ganhar dinheiro, banho de erva pra ir bem na escola... Você seria um tolo completo se acreditasse que coisas tão fáceis conseguem resolver problemas de maneira tão rápida. Um paralelo a isso são pessoas que se julgam apenas pelo signo solar por pura preguiça de fazer o mapa astral completo e interpretá-lo como um todo. Você sempre pode fazer uma oração rápida, um feitiço leve para trazer boas energias, mas evite ficar apenas nisso. Se essa prática fosse boa teríamos panfletos sendo distribuídos por aí em vez de livros de mais de quinhentas páginas.


(A figura clássica do mago coberto por livros empoeirados não é atoa: é necessário muito estudo para se tornar um bom bruxo).
Tenha um bom autoconhecimento: saiba os seus limites, seus defeitos e capacidades. Seja honesto consigo mesmo: não adianta nada você ficar folheando páginas e páginas sem entender nada, sem captar a mensagem que o autor está querendo te passar. Também não adianta você querer praticar algum ritual de cabeça cheia ou com algum problema psicológico. Hoje em dia temos muitos jovens e adultos com problemas frequentes de depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico, e a verdade é que se você tem esses problemas ou até coisas mais sérias e não está em dia com sua medicação ou nem tratamento faz, é pouquíssimo aconselhável que você pratique a Arte.

Magia se trata de energia, de vibração. É como tocar em uma orquestra; se você está em um ritmo diferente, em uma nota diferente, você não entra em harmonia com a música, torna-se algo desagradável de ouvir. E quando se está com algum problema psicológico, ou até mesmo alguma dor física, você não vibra na frequência correta e sua magia pode ter pouco ou até mesmo nenhum efeito (quando não tem o efeito contrário). Isso entra na questão do autoconhecimento, pois o bruxo sábio está sempre tentando aprimorar a si mesmo, já que ele também é um instrumento dentro da Arte. O que mais vejo são pessoas com depressão querendo praticar bruxaria e negando que possuem algum problema. Se você passa por isso e ainda assim insiste, saiba que só estará prejudicando a si mesmo, e corre o risco de prejudicar as pessoas queridas ao seu redor também.

Não é vergonha nenhuma assumir que passa por um problema. Eu, autora, já passei por períodos de depressão profunda, ansiedade e síndrome do pânico e fiz mais de cinco anos de terapia com psicólogo e psiquiatra – depois farei um post relatando minha experiência e como melhorei –, mas reconheci que se eu não me livrasse disso jamais teria uma paz plena na vida. Problemas desse âmbito não afetam apenas sua vivência na Arte, mas também na sua vida emocional, profissional e acadêmica. O mesmo acontece com doenças físicas; algumas coisas não possuem cura, mas é sempre bom que estejamos aliviados de todas as dores na hora de praticar bruxaria. Devemos lembrar que somos canalizadores de energia, e a depender do nosso estado, ela pode tomar várias formas.
Um bruxo que sofre de ansiedade e não se cuida nem procura ajuda e tratamento corre o risco de alterar o curso natural das coisas. Pode querer que algo aconteça muito rápido pois ele não consegue esperar, pode realizar rituais na data errada, da forma errada, apenas porque ele está muito ansioso e deseja resultados imediatos. E isso é uma coisa extremamente perigosa.

“Ah, mas quer dizer que se eu tenho depressão eu não posso estudar magia?” – Calma lá. Você pode estudar e na verdade é até bom que estude, faça algo para ocupar seu tempo. Mas se a sua mente não está totalmente saudável é aconselhável que você evite lidar com transferências de energia, de você e outras pessoas, salvo em casos onde a pessoa que está ao seu lado saiba o que está fazendo. Entendo que pode parecer frustrante não praticar nada até se estar bem, mas veja por esse lado: o que é melhor, algo mal feito que você possa realizar agora com a chance de dar merda, ou esperar um pouco e ter bons resultados? Existem várias outras coisas para se fazer durante essa jornada. Meditação é uma delas, praticar a arte de meditar não somente vai te deixar mais próximo e conectado ao Divino como vai auxiliar no processo de autoconhecimento. Orações também são uma ótima prática. Se você precisar fazer anotações durante esse período, faça-o em um caderno separado ou use um dispositivo tecnológico para isso – computador, notebook, smartphone –, pois o processo de escrita manual também causa transferência de energia.

A jornada de um bruxo não é fácil e pode ser bem dura algumas vezes, mas não deixe que isso te desanime. Lembre-se das pirâmides e veja como o homem consegue alcançar a grandiosidade. Você tem a capacidade de realizar coisas grandiosas também, basta ter vontade e buscar o equilíbrio. Siga seu tempo, um passo por vez, levantando-se sempre que cair, com o pensamento de que cada distância percorrida, por mais que mínima, já te deixa mais perto do seu objetivo.


Bênção dos Deuses.

0 comentários:

Postar um comentário